O Brasil produz cerca de 79 milhões de toneladas de lixo/Resíduo por ano e recicla apenas 3% deste material. Em Vitória (ES), a parceria entre três associações de catadores de materiais recicláveis com condomínios, instituições públicas, organizações sociais, comércio e outros espaços geradores de resíduos tem trazido bons resultados. Avançar nesta prática, onde todos podem colaborar mais, é o objetivo deste debate. Esta é mais uma ação do Projeto Catadores São Educadores, desenvolvido pela Associação Ateliê de Ideias através do Termo de Fomento 212/2018 celebrado em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e Trabalho e recursos do Procon Municipal, em parceira com as associações Ascamare, Amariv e Amarv .
I. Maria Aparecida da Silva Pereira, Presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória (Amarv)
II. Amanda Paula Cabral Soares, Diretora Financeira da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare)
III. Lúcio Heleno Barbosa dos Santos, Diretor Financeiro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv)
IV. Humberto Racanelli Cruz, Síndico do Condomínio do Edifício Lorenzoni, no Centro de Vitória.
Mediadora: Fabiana Oliveira