O Canal Resistentes vem a público manifestar veementemente o repúdio à tentativa de golpe de estado ocorrida ontem no Distrito Federal, na praça dos Três Poderes, com a invasão e depredação dos prédios que simbolizam os poderes da República, quais sejam, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. As imagens e as apurações divulgadas até esse momento dão conta da omissão da PM do DF, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, GSI, da polícia Legislativa do Congresso Nacional e das forças de segurança do prédio do STF. Em que pese a Intervenção Federal na segurança pública do DF, realizada ontem por Decreto assinado pelo presidente Lula, e o afastamento do governador do DF por ordem do Ministro Alexandre de Moraes, outras medidas investigativas se impõem com a máxima urgência, a saber:
1) Qual é o nível de responsabilidade do Ministro da Defesa, José Múcio?
2) Idem para os três chefes dos comandos militar em Brasília?
3) Porque a Força Especial de segurança da Presidência da República, submetida as ordens do GSI, não foi capaz de impedir a invasão no Palácio do Planalto.
4) Quem são os financiadores dessa balburdia?
5) Qual foi o envolvimento da PRF que permitiu que mais de 80 ônibus invadissem Brasília sem o menor controle?
Nos juntamos a todas as entidades da sociedade civil que já manifestaram seu repúdio a esses acontecimentos e a todo povo brasileiro que perplexos aguardam providências urgentes em defesa do Estado Democrático de Direito. Assistimos ontem um ato de força e mobilização da extrema direita organizada em solo brasileiro. Não se enfrenta essa situação com política de apaziguamento. É preciso ter a mão firme para encaminhar as ações investigativas e punitivas que o momento exige.
Presidente Lula, você tem o apoio na maioria do povo brasileiro, das Instituições da República e das lideranças internacionais. Siga em frente com a autoridade que a sua função lhe confere.
Uma resposta
Parabéns aos responsáveis por este importantíssimo canal de informações, reflexões e críticas, pela nota de repúdio à tentativa da extrema direita de criar o caos político no país no último domingo. Também pelo excelente trabalho que os RESISTENTES realizam no dia a dia nas mídias alternativas.
Forte abraço.